Cel Shading: O Primeiro


O Cel  Shading é um um tipo de renderização que ganhou força nos mundo dos vídeo games a partir dos anos 2000, e o plano aqui é entender o que é essa técnica, e claro, revelar qual foi o primeiro jogo a fazer uso dela.
O melhor a fazer é começar entendendo o significado desse termo. Cel é o nome usado para se referir às folhas de celulose onde os desenhos animados eram criados criados manualmente, enquanto Shading significa sombreamento, então pra resumir, os objetos tridimensionais são iluminados de forma a  fazê-los parecer desenhados à mão.


Há um outro nome dado a esse estilo, o Toon Shading, que traduzindo fica algo como sombreamento de desenho. Para entender um pouco melhor uma coisa que nos dá a sensação de profundidade na tela é a forma como luz e sombra são trabalhados, uma iluminação realista aplicada a um objeto faz com que ele tenha diversos tons da mesma cor que são mudados gradativamente, o pedaço que é diretamente atingido pela luz fica mais claro, e os demais vão ficando mais escuros de acordo com a proporção de luz e sombra que é aplicada.


Claro que existem outros elementos que dão a sensação de profundidade, mas o Cel Shading se difere nesse ponto. No lugar de uma mudança gradual nos cores ele usa cores sólidas, não que seja usado apenas um tom, aliás isso tiraria a percepção de sombras, e essa percepção também é aplicada a desenhos animados, mas quando há pouca mudança na coloração ainda é possível passar a impressão de que um objeto modelado em 3D foi desenhado à mão, e o Zelda aqui do lado não me deixa mentir 😆.


Por falar no uso de Cel Sahding em jogos, existe uma boa discussão sobre qual foi o primeiro jogo a aplicar essa técnica. Dois jogos figuram como possíveis precursores desse estilo nos vídeo games Fear Effect do Playstation e Jet Set Radio, de Dreamcast.


O jeito de definir qual o primeiro deles a usar essa técnica é relativamente simples, verificar a data de lançamento. Seria fácil, mas existe um problema nisso, Fear Effect tem muita informação desencontrada quanto à data de lançamento, existe uma fonte que afirma que ele foi lançado em 1999, mas não especifica sequer o mês, outras afirmam que o jogo foi lançado em 2000, mas apesar de parecer ter alguma sintonia entre essas fontes, por vezes não é especificado o mês de lançamento, e quando tem essa informação as datas não batem, por muitas vezes o mês também se difere, então falta uma fonte confiável  para dizer quando o jogo de fato chegou ao mercado.

Já com o Jet Set Radio a coisa é um pouco mais fácil nesse sentido. Se as fontes erraram, erraram todas juntas, Em todo lugar a informação é de que o jogo foi lançado em 29 de Junho de 2000, e esse é simplesmente diferente de tudo que havia até então, o gráficos em Cel Shading era apenas um dos elementos que saltavam aos olhos, a temática e as mecânicas de jogo também eram novas, divertidas e funcionais,  o jogo popularizou o uso da técnica nos video games, e isso é indiscutível, depois dele veio uma boa leva de jogos excelentes tomando proveito do visual que essa técnica cria.

Mas então, qual  o veredito? Pois bem, a impossibilidade de afirmar categoricamente qual a data de lançamento do Fear Effect não se mostra o maior dos problemas, a quantidade de datas diferentes podem sim causar uma confusão, mas todas elas são anteriores à data de lançamento de Jet Set Radio, portanto esse certamente é o primeiro jogo a fazer uso da técnica, apesar de que o jogo da Sega repercutiu muito mais, o que faz muitas pessoas acharem que foi ele que começou tudo.


E você? já sabia sobre o Cel Shading? Tem um jogo favorito nesse estilo? Deixe o seu comentário, e se tiver uma sugestão de tema comente também, teremos a maior satisfação em trazer informações sobre um conteúdo que lhe interesse.

Loading...

Nenhum comentário:

Postar um comentário